Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

sábado, 17 de março de 2012

Lugar dos conteúdos na EJA


Essa escola, que se volta inteira para alunos jovens e adultos, tem a tarefa essencial de pensar e definir os critérios de escolha do que deve ensinar e o lugar que devem ocupar os conteúdos.
Devemos considerar que o sentido de aprender, nas classes de EJA, está de encontro com os alunos com a satisfação de suas necessidades e expectativas. Estas foram se construindo ao longo da vida, a partir e no contexto de sua cultura. É desse lugar, ou seja, de sua cultura, que os alunos partem e podem atribuir sentido ao conhecimento.
Nessa perpectiva, podemos afirmar que os conteúdos a serem trabalhados na escola devem favorecer o aprimoramento, o aprofundamento, a re-significação do corpo de conhecimentos que o aluno jovem adulto já possui, seja em relação à língua, à matemática, á história, à arte. etc.
Cabe ao professor a tarefa de ler o seu grupo, buscando identificar traços comuns e aspectos ou temas que reúnam o grupo em torno de uma questão.
No começo dos anos de 1960, Paulo Freire levantou uma questão fundamental para a educação: a importância de se trabalhar com temas significativos para os alunos. É a mesma com a qual nos ocupamos agora, neste momento da nossa conversa sobre a perspectiva dos conteúdos.
Paulo Freire propôs o que chamou de temas geradores: educador e educando debruçam-se sobre aspectos da realidade que, mantendo ligação com o universo conhecido deles, são capazes de impulsioná-los para novas descobertas.
Exemplo:
"Para um grupo de agricultores, os aspectos ligados à vida rural são melhores produtores de conhecimentos que aqueles realacionados às dificuldades de trânsito, enfrentadas pelos moradores de uma cidade grande. Hoje sabemos que aprendemos mais e melhor aquilo que temos interesse em aprender. Sabemos também, como é dificil gastar esforço e tempo para aprender algo que nos diz pouca coisa".
 Esta pequena discussão é apenas para que nós educadores da EJA possamos refletir melhor na metodologia que usamos para escolher o conteúdo a ser trabalhado em nossas salas de aula. Não esqueçam de se perguntar o porque de tantos alunos desistirem no decorrer do ano...

Um abraço à todos.

Caderno de Sala de Aula como grupo de Convivência e Aprendizagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

665

kitsanches disse...

Oi. Parabéns pelo BLOG! Acho que poderemos trocar experiências importantes. Também trabalho com a EJA. Veja o nosso trabalho no blog: http://serejaseculoxxi.blogspot.com.br/
Aguardo sua opinião.

Postar um comentário