Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

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segunda-feira, 19 de março de 2012

Matemática na EJA ...


A matemática tem sido discutida nas salas de professores em todas as modalidades de ensino. A proposta da nossa discussão hoje é falar dos objetivos dessa área para Educação de Jovens e Adultos. Na próxima postagem deixarei sugestões de atividades para que os colegas possam trabalhar com seus alunos, assim se acharem prudente..rsrs

A aprendizagem da Matemática refere-se a um conjunto de conceitos e procedimentos que comportam métodos de investigação e raciocínio, formas de representação e comunicação. Como ciência, a Matemática engloba um amplo campo de relações, regularidades e coerências, despertando a curiosidade e instigando a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair: O desenvolvimento desses procedimentos amplia os meios para comprender que nos cerca, tanto nas situações mais próximas, presentes na vida cotidiana, como naquelas de caráter  mais geral.
Saber matemática torna-se cada vez mais necessário no mundo atual, em que se generalizam tecnologias e meios de informação baseados em dados quantitativos e espaciais em diferentes representações. Também a complexidade do mundo do trabalho exige da escola, cada vez mais, a formação de pessoas que saibam fazer perguntas, que assimilem rapidamente informações e resolvam problemas utilizando processos de pensamento cada vez mais elaborados.
No ensino fundamental, a atividade matemática deve estar orientada para integrar de forma equilibrada seu papel formativo e o seu papel funcional. Cabe ressaltar que, o simples domínio da contagem e de técnicas de cálculo não contempla todas essas funções, intimamente relacionadas às exigências econômicas e sociais do mundo moderno.

Como acontece com outras aprendizagens, o ponto de partida para a aquisição dos conteúdos matemáticos deve ser os conhecimentos prévios dos educandos. Na Educação de Jovens e Adultos, mais do que em outras modalidades de ensino, esses conhecimentos costumam ser bastante diversificados e muitas vezes são encarados, equivocadamente, como obstáculos à aprendizagem. Ao planejar a intervenção didática, o professor deve estar consciente dessa diversidade e procurar transformá-la em elemento de estímulo, explicação, análise e compreensão.
Muitos Jovens e Adultos pouco ou nada escolarizados dominam noções matemáticas que foram aprendidas de maneira informal ou intuitiva, como, por exemplo, procedimentos de contagem e cálculo, estratégias de aproximação e estimativa. Alguns chegam a manejar, com propriedade, instrumentos técnicos de alta precisão. Embora tenham um conhecimento bastante amplo de certas noções, poucos são os que dominam as representações simbólicas convencionais, cuja base é a escrita numérica.
Esses alunos, ao entrarem na escola, demonstram grande interesse em aprender os processos formais. Porém, é fato que eles não costumam abandonar rapidamente os informais, substituindo-os pelos convencionais. A mediação entre o conhecimento informal dos alunos e os conhecimentos sistematizados ou escolar pode se amplamente facilitada pela intervenção do professor.
Os adultos não escolarizados aprendem muito através da comunicação oral, por isso é importante dar-lhes a oportunidade de "falar de matemática", de explicar suas ideias antes de representá-las no papel. A interação com a fala de seus colegas ajuda-os a construir conhecimento, aprender outras formas de pensar sobre um determinado problema, a clarificar seu próprio processo de raciocínio. Devemos também estimulá-los a produzir registros gráficos e mesmo a "escrever sobre matemática", por exemplo, descrevendo a solução de um problema. O professor pode facilitar esse processo formulando perguntas que levam os educandos a investigar e a expor seus pontos de vista, estimulando-os a produzirem seus próprios registros, a partir dos quais serão buscados as relações com as representações formais e com as escritas simbólicas.

PCN´s da EJA.

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