Recebi alguns emails com pedido de postar o bloco de conteúdos da EJA do 1º segmento contidos no PCN's. Estarei iniciando com a disciplina de Língua Portuguesa (linguagem oral). Como são muitos conteúdos e objetivos, irei postando aos poucos.
Vamos começar por : Linguagem Oral
A linguagem oral na sala de aula se estende para a formulação de perguntas e respostas ( saber expressar dúvidas quanto a conteúdos ou atividades a realizar, saber responder às dúvidas de colegas). Uma maior desenvoltura com a linguagem oral permitirá também aos alunos expor novos conhecimentos por meio de definições e exemplos; argumentar, selecionando informações que justifiquem suas opiniões; apresentar para os colegas resultados de pesquisas.
É fundamental também desenvolver nos educandos a capacidade de escutar. No desenvolvimento desta capacidade, além de aspectos da compreensão, estão implicadas atitudes referentes ao respeito aos colegas e ao educador.
O trabalho pedagógico sobre linguagem oral merece planejamento e avaliação. O professor deve, intencionalmente, favorece situações reais de comunicação que estimulem o desenvolvimento da oralidade:
- abrir espaços de conversa, onde os alunos narrem fatos que aconteceram no dia-a-dia;
- formular perguntas cujas respostas exijam do aluno manifestação de opiniões ou compreensão do conteúdo abordado;
- convidar constantemente os alunos a expressarem sua dúvidas oralmente;
- convidar os alunos a fazerem intervenções na fala dos outros, complementando ou contrapondo posições;
- organizar debates sobre os temas escolhidos;
- organizar recitais de poesias, repentes e canções.
- Debates sobre temas polêmicos, em que os participantes devem defender pontos de vista predeterminados;
- Dramatização de situações do cotidiano, como conversas telefônicas, solicitações em órgão públicos, prestação de informações diversas etc;
- dramatização de textos ou histórias conhecidas.
Um significativo ponto de conexão entre o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita é a leitura em voz alta. Acompanhar um texto lido em voz alta pelo professor pode ser um exercício de capacidade de escuta dos educandos. A habilidade de ler em voz alta com entonação e dicção adequada também deve ser trabalhada com os educandos. Além da capacidade de processar o texto silenciosamente, a leitura em voz alta exige o esforço adicional de reprodução oral do ecunciado, de modo a expressar seu sentindo. Lendo em voz alta pequenos textos previamente preparados diante de uma pequena audiência, os alunos podem exercitar a pronúncia, a dicção e a entonação, além da desinibição para se expor em público.
Tópicos de conteúdos e objetivos didáticos: Linguagem Oral
Tópicos de conteúdo: Narração
Objetivos Didáticos:
- Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.
- Recontar textos narrativos (contos، fábulas، notícias de jornais).
- Perceber lacunas e/ou incorrências ao ouvir a narração de fatos، experiências، ou reconto de textos narrativos.
- Dramatizar situações reias ou imaginadas. Dramatizar contos، crônicas e obras de teatro.
Tópicos de conteúdo: Descrição
Objetivos Didáticos:
- Descrever lugares، pessoas، objetos e processos.
- Perceber imprecisões ou lacunas ao ouvir a descrição de lugares، pessoas، objetos e processos.
Tópicos de conteúdo: Récita e leitura em voz alta
Objetivos Didáticos:
- Recitar ou ler em voz alta textos poéticos breves، previamente preparados.
- Ler em voz alta pra um pequeno público textos em prosa breves، previamente preparados.
- Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor.
Tópicos de conteúdo: Instruções، perguntas e respostas
Objetivos Didáticos:
Objetivos Didáticos:
- Dar instruções verbais. Compreender e seguir instruções verbais.
- Identificar lacunas ou falta de clareza em esclarecimento dados por outrem.
- Pedir esclarecimento sobre assuntos tratados ou atividades propostas.
- Elabora questões sobre o assunto em estudo. Responder perguntas utilizando conhecimentos novos.
Tópicos de conteúdo: Definição e exemplificação
Objetivos Didáticos:
- Perceber a distinção entre definir e exemplificar.
- Dar exemplos de conceitos e enunciados.
- Identificar a pertinência de exemplos para conceitos e enunciados.
- Definir a pertinência de exemplos para conceitos e enunciados.
- Definir conceitos (explicá-los com as próprias palavras).
- Avaliar a adequação de definições e conceitos.
Tópicos de conteúdo: Argumentação e debate
Objetivos Didáticos:
- Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
- Identificar a posição do outro em relação a diferentes temas tratados.
- Defender posições، fundamentando argumentos com exemplos e informações.
- Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição، avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam.
- Fazer intervenção coerentes com os temas tratados.
- Avaliar a coerência das intervenções feitas por outros.
- Respeitar o turno da palavra.
IMPORTANTE:no início، deve-se priorizar situações em que os aluno ouçam e falem de experiências vividas. Mais adiante، pode-se sugerir que façam breves exposições sobre conhecimentos recém-adquiridos.
Proposta curricular da EJA. Bloco de conteúdos e objetivos didáticos p.62 a 65.
8 comentários:
Favor corrigir "voz" no texto porque está errado.
Olá, sou educadora, meu tcc foi voltado para EJA, simplesmente ameiiii seu blog, onde existe Deus tudo é perfeito. Atualmente sou coordenadora da EJA, sou principiante e queria umas dicas suas.bjsss!!!!!!!!!!!!!
Muito obrigada por suas dicas foram úteis para que eu pudesse preparar umr proposta pedagógica de EJA em meu município
Oi, sou educadora,encantei-me com seu blog.Parabéns!
Olá, sou educadora e amei seu blog. PARABÉNS!
GOSTEI
SOU ESTUDANTE DO CURSO MAGISTÉRIO E GOSTARIA DE PEDIR UMAS DICAS DE TEMA PARA O MEU TCC.Se for possivél.Obrigado!
Incrível sua iniciativa, pois EJA ainda é uma modalidade de ensino infelizmente pouco lembrada se comparada às outras.
Estou no curso de Pedagogia 6ºemestre e estou pesquisando sobre EJA, muito bom PARABÈNS pelo gesto.
SSA-BA
Postar um comentário