A atividade a seguir é uma sugestão que pode ser trabalhada nas turmas de alfabetização (dependendo do nível de aprendizagem da turma), como também na 2ª etapa com alunos que ainda não dominam a leitura e escrita.
Você pode trabalhar com as atividades sugeridas acima ou poderá criar as suas proóprias.
Um abraço e até a próxima.Bj!!
MEU CAJUEIRO
Aos treze anos de minha idade, e três da sua, separamo-nos, o meu cajueiro e eu. Embarco para o Maranhão e ele fica. Na hora, porém, de deixar a casa, vou levar-lhe o meu adeus. Abraçando-me ao seu tronco, aperto-o de encontro ao meu peito. A resina transparente e cheirosa correu-lhe ao caule ferido. Na ponta dos ramos mais altos abotoam os primeiro cachos de flores miúdas e arroxeadas, como pequeninas unhas de criança com frio.
- Adeus, meu cjueiro! Até a volta!
Ele não diz nada, e eu vou embora.
Da esquina da rua, olho, ainda, por cima da cerca, a sua folha mais alta, pequenino lenço verde achatado em despedida. E eu estou em São Luiz, homem menino, lutando pela vida, enrijando o corpo no trabalho bruto e fortalecendo a alma no sofrimento, quando recebo uma comprida lata de folha acompanhando uma carta de minha mãe: "Receberás com esta uma pequena lata de doce de caju, em calda. São os primeiros cajus do teu cajueiro. São deliciosos, e ele te manda lembranças."
Humberto de Campos.
O professor deve ler o texto para os alunos, como vimos na postagem anterior sobre oralidade.Em seguida trabalhar com aturma esta oralidade, dando oportunidade para que os alunos expressem seus diálogos de acordo com o entendimento do texto.
Trabalhando a oralidade:
O que vocês acharam do texto?Quem poderia contar essa história da maneira que entendeu?
Em sua opinião, o que o autor do texto quis dizer com as expressões:
"Homem menino, lutando pela vida
enrijando o corpo no trabalho bruto
fortalecendo a alma no sofrimento."
Para você, que tipo de trabalho o rapaz dessa história conseguiu no Maranhão? Foi um trabalho leve ou pesado? O que você acha? Você começou a trabalhar com quantos anos? O que você fazia?
Qual o presente que a mãe do rapaz mandou para ele? Você acha que teve um significado importante o presente? Porque?
Você pode trabalhar com as atividades sugeridas acima ou poderá criar as suas proóprias.
Um abraço e até a próxima.Bj!!
0 comentários:
Postar um comentário