Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2010

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetização da EJA hoje, busca romper com velhas metodologias infantilizadas de alfabetização, que não trazia para o aluno nenhuma identificação com sua faixa etária e muito menos com sua realidade. Vou sugerir um trabalho metodológico que tem como precursor o Professor Paulo Freire, a quem eu me inspiro para entender essa modalidade que já sofreu tantas exclusões.
Não poderia deixar de referenciar as diretrizes pedagógicas dos PCN’s, que servirá de norteio para a execução do processo de alfabetização de nossos educandos:


1.Metas: Leitura, produção textual, prática oral e reflexão sobre a linguagem.

2.Objetivos:
* Ler (leitura), escrever (desenvolvimento da escrita) e falar (prática oral) de acordo com as regras e com as necessidades socialmente estabelecidas;
* Proporcionar o auto conhecimento;
* Relacionar o que o aluno já sabe com o novo;
* Analisar situações novas; em seguida, levantar a síntese para a resolução de problemas;
* Ler textos de informação ou de instrução, de análise social, de tendência lúdica ( prazerosa);
* Desenvolver o processo da escrita a partir de texto, funcionando como ponto de partida. de reflexão – para análise de sons, de letras, de palavras, de frases – até se chegar aos parágrafos e ao texto como um todo;
* Evitar exercícios descontextualizados e repetitivos.

3.Abrangências:
* Textos diversificados com temáticas que privilegiem o cotidiano dos alunos: sua cultura, seus costumes, suas tradições;
*Exploração de gêneros textuais diversos;
*Exercícios contextualizados;
*Exercícios a partir de textos em prosa e em poesia, com o auxílio de figuras, de desenhos, de mapas, de fotos, etc.

4.Observações Gerais:
* Os textos com a abordagem dos sons das letras têm a seguinte função: apresentar a letra no aspecto visual e sonoro na tentativa de que o aluno associe o que vê ao que ele pronuncia.
* Os textos com a abordagem da interpretação objetivam levar o aluno a associar letra, som e significado(s).

Muito bem agora que já conhecemos tais diretrizes, vamos aplicá-la como proposta...

5 comentários:

Helena Feitosa Psicopedagoga disse...

MUITO BOM ESSE TEXTO, JÁ PRATICAMOS AQUI EM ITANHAÉM/SP.É SEMPRE BOM SABER QUE TEM SE MULTIPLICADO AS NOVAS ESTRATÉGIAS.
BJUS.

Lindalva disse...

Apoio este método em gênero, número e grau. Beijos!

Elen disse...

Olá querida, farei meu trabalho de conclusão com base na modalidade EJA e gostaria, caso você possa, de uma ajudinha sua, você sabe onde posso encontrar afirmações de que Paulo Freire foi o precursor desta modalidade? Meu e-mail é elen_souza21@hotmail.com, caso possa mandar algum material ficarei muitíssimo grata.
Abraços!

Débora disse...

Olá querida!!!Gostei muito do seu blog, parabéns!! Gostaria que você me desse uma ajudinha... Vou começar meu TCC - Projeto e quero abordar algo relacionado a EJA, pois foi algo que eu me apaixonei e me identifiquei bastante.Qual áreas vc acha q devo abordar relacionados a EJA? "Alfabetização, letramento... Me dê uma luz!!!! Desde já agradeço. Débora

Débora disse...

Ah envie sua resposta p/ meu email: deboramartins88@hotmail.com
Obg!!

Postar um comentário