Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

terça-feira, 9 de março de 2010

Conhecendo a turma ...

Para qualquer modalidade de ensino é de suma importância que o professor conheça seus alunos, o que fazem, do que gostam, onde moram, o que sabem o que querem aprender etc...Pois desta forma estará buscando conhecer a história de vida de seu aluno permitindo ter um conhecimento prévio de sua turma. Experiências passadas de fracasso e exclusão normalmente produzem nos jovens e adultos uma auto-imagem negativa. Conhecê-los fará com que o educador ajude os educandos a reconstruir sua imagem da escola, das aprendizagens escolares e de si próprios. A atividade abaixo pode ser trabalhada no inicio do ano letivo ou na necessidade de cada educador com sua turma.


Indico para 1ª etapa que corresponde à: alfabetização, 1ªsérie e 2ªsérie, mas pode ser trabalhada em qualquer etapa é só explorar na escrita:



VOCÊ É UM SER ESPECIAL


Vamos cantar!


FOI DEUS QUEM FEZ VOCÊ (fragmento)


Foi Deus quem fez o céu

O rancho das estrelas

Fez também o seresteiro para conversar com elas

Fez a lua que prateia minha estrada de sorriso

E a serpente que expulsou mais de um milhão do paraíso


Foi Deus quem fez você

Foi Deus quem fez o amor

Fez nascer a eternidade num momento de carinho

Fez até o anonimato dos afetos escondidos

E a saudade dos amores que já foram construídos

Foi Deus...
Luiz Ramalho


DESENVOLVENDO A ORALIDADE


Falando sobre o texto:



  • Vocês já conheciam essa música?


  • Dê sua opinião sobre o trecho da música Foi Deus quem fez você.


  • Você concorda com esta afirmação: Deus fez todas as coisas e em especial você.


  • Como você se sente sendo uma obra prima de Deus?

PRESTE ATENÇÃO!


Você como obra prima de Deus, segundo a música, ao nascer recebeu um nome. Qual é o seu nome?


________________________________


Nesta atividade alguns alunos em inicio de alfabetização não saberão escrever seus nomes, mas o professor deve pedir que escrevam como souberem ou desenhem, é uma forma de conhecer a interação do aluno com a escrita.Na verdade o objetivo é conhecer seu aluno sua história de vida.




  • A partir daí pode-se iniciar um trabalho com a leitura e escrita das palavras importantes do seu contexto de vida. A criatividade do educador vai fluir com sua necessidade.

Espero que gostem e comentem suas experiências.


Valéria Souto.


3 comentários:

Helena Feitosa Psicopedagoga disse...

MUITO BOM!!ESTOU TRABALHANDO COMO NOMES, COM MEUS ALUNOS...ACHEI ÓTIMA A IDÉIA DESSA MÚSICA!

C.E CAMINHO DO FUTURO disse...

Ah! estou adorando suas atividades, que são muito criativas, parabéns!!

Anônimo disse...

olá sou pela primeira vez professora do eja e presciso de ajuda, trabalho com jovens e minha turma é muito dificil.

Postar um comentário