Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

terça-feira, 9 de março de 2010

Cidadania e participação...

Em nossas vivências políticas cotidianas, é bastante comum ouvirmos pessoas dizendo que "não gostam de política" ou falando mal "dos políticos". O desinteresse por esse tema é um fenômeno que tem sido crescente. Entretanto não podemos deixar de considerar a importância que os sistema políticos e administrativos têm na sociedade em que vivemos e que esses sistemas afetam diretamente a vida das pessoas.

Portanto é necessário ajudar os educandos a compreender a complexidade das questões políticas e superar atitudes de passividade, de adesão ou constentação ingênua frente ao "sistema" ou a personalidades da vida política.(PCNs EJA)

Assim melhoram-se as condições para o educandoassumir suas responsabilidades na escolha de seus representantes, seu direito de protestar quando se sentirem lesados, sabendo a quem dirigir sua exigências.

A atividade abaixo pode ser trabalhada em turmas de 2ª ou 3ª etapas, depende do aprofundamento doeducador no tema:


TEXTO:

CIDADANIA: direito de ter direitos


É muito importante entender bem o que é cidadania. É uma palavra usada todos os dias e tem vários sentidos. Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente.

Cidadania é o direito de ter uma idéia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É processar um médico que cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.

Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento, está o respeito à coisa pública.




DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel.



Entendendo o Texto


1) Você já sabe o que Gilberto Dimenstein pensa sobre cidadania. E para você, o que significa cidadania?


2)O que é ter direito de viver decentemente?


3)Com a ajuda de seu professor, faça a relação entre cidadania e democracia:


4) Agora leia abaixo o poema Cidadania, do poeta Thiago de Mello:


CIDADANIA


Cidadania é dever

de povo.

Só é cidadão

quem conquista o seu lugar

na perseverante luta

do sonho de uma nação.

É também obrigação:

a de ajudar a construir

a claridão na consciência

de quem merece o poder.

Força gloriosa que faz um homem,

caminho do mesmo chão,

luz solidária e canção.


  • Para Thiago de Mello, o que é cidadania? É a mesma visão que tem Gilberto Dimenstein?


  • Segundo Thiago de Mello, o que é preciso fazer para ser um cidadão?

Gilberto Dimenstein escreve que cidadania é também poder votar em quem quiser sem constrangimento. Leia alguns dos significados da palavra VOTO:

1.Desejo íntimo. 2. Manifestação da vontade ou da opinião individual em assembléia ou do ato eleitoral;decisão. ( Minidicionário Luft)

Agora responda:

Você acha importante ter direito de voto? Por quê?

Para votar é preciso ter um título de eleitor:

Foto retirada do site: www.sengepe.org.br/arquivos/imagens/titulo.jpg

1) Você já participou de uma eleição? De que modo você participou?

2)Que critérios você considera na horade escolher o candidato em quem vai votar?


Vamos conversar sobre essas questões oralmente.


O educador dever explorar bastante o diálogo do educando, mas com muito cuidado para não exceder a discussões eleitoreiras, deve valorizar as questões dos direitos e deveres do cidadão brasileiro.

Postarei em breve outro texto sobre Cidadania. Quero relatar que trabalhei esta atividade em sala de aula e fomos além das letras...Foi muito dinâmico, polêmico, conscientizador.

Faça seu comentário...deixe sua experiência...Obrigada!

26 comentários:

Ailce disse...

Amei seu blog.Tirei muitas idéias aqui.Parabéns pela iniciativa.Faça-me uma visita.Sentirei honrada.Abraços.
http://ailce.blogspot.com

Aparecidacoite disse...

Oi Valéria:

Também sou professora e gostei muito deste blog porque leciono para Jovens e Adultos e as sugestões de atividades são bem pensadas e programadas!

Abraço

juçara disse...

adorei. Add aos meus favoritos.

Sandra disse...

PARABÉNS! Muito bom.

Leila disse...

Taí, gostei muito

Anônimo disse...

Gostei da sua proposta para trabalharmos cidadania com os educandos da EJA. Por coincidência estou falando para eles sobre o assunto e levarei a sua experiência para a sala de aula das fases 3. Obrigado por partilhar.

Cleudineia Silva disse...

muito bem colocado seus conceitos e comparações sobre cidadania, adorei!

Anônimo disse...

Legal, a linguagem é clara e objetiva, ideal par ser discutida com os alunos em sala...

Anônimo disse...

Muiiiito obrigado esse texto sobre Cidadania
me ajudou muito vlw....

Anônimo disse...

Parabens...parabens mesmo. gostei desse blog.. ele me ajudou bastante, a internet precisa de pessoas como vc que se dedica e poem assuntos que interessam, eu não lhe conheço mas fiquei grato por ter encontrado o conteudo que precisava. desde ja te agradeço. Meu nome é André Cruz. e te parabenizo.

Valéria Souto disse...

Poxa estou mt feliz com tds os comentários...Sabe tem um tempo que não posto nada...nem entrava no site...mt triste com td q tenho vivido na educação de meu municipio...me arrancaram da modalidade que mais amo por pura perseguição política...e então me isolei do blog...mas depois de entrar e vê tantos comentário tão maravilhosos por amigos vituais...fico encorajada de continuar...Muito obrigada queridos... bjs á todos...

Cristiane Reis disse...

Parabéns pelo seu trabalho! Já estou te seguindo... Meu nome de seguidora é Cristiane Reis. Divulguei novamente o link do seu blog como sugestão de pesquisa em outro post no meu blog relacionado com o tema, ficarei honrada com sua visita.
Esse é o Post:Plano de Aula - EJA fase I

Blog Ensinar é Aprender



Cristiane Reis disse...

Querida Valéria... Desculpe o link do blog está correto, mas o da postagem está com erro no código, vou postar novamente, mas caso não abrir direto na página, no inicio está em marcadores: Planos de Aula e Sequências Didáticas - EJA fase I
Esse é o Post correto:Plano de Aula - EJA fase I

Anônimo disse...

muito bom o seu blog, é legal saber que podemos contar com pessoas como vc que através de rede sociais nos ajudam

Unknown disse...

Parabéns principalmente pela sensibilidade para despertarem em nossos educandos a consciência crítica na vida cidadã.

Anônimo disse...

Gostei dos seus textos e das atividades propostas. Vou trabalhar com meus alunos da EJA.
Publique mais atividades que estarei sempre utilizando-as, pois trabalho com a EJA e não disponho de nenhum material de apoio. É bastante desafiador.
Por isso, seu blog me salvou nessa semana.
Parabéns.

Unknown disse...

muito bom seu blog....amei


Unknown disse...

muito bom seu blog....amei


Unknown disse...

parabéns pelo trabalho! muito bom o texto e as atividades proposta, concerteza contribuirá grandemente nas minhas aulas.

Joselia carneiro disse...

Gostei bastante dos Textos, vou poder trabalhar com meus alunos da EJA.

Anônimo disse...

Parabéns, adorei seu trabalho!!!!

eliane disse...

Excelente sua proposta!
Parabéns!

Unknown disse...

Parabéns. Excelente!

Unknown disse...

ADOREI AS ATIVIDADES. Parabéns...

Cidinha disse...

MUITO BOM

Ivete disse...

Boa noite...
Amei sua atividades, você poderia postar mais atividades e textos de sociologia e filosofia para o eja, ela são ótimas.

Postar um comentário