Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bloco de conteúdos e objetivos didático para EJA

Recebi alguns emails com pedido de postar o bloco de conteúdos da EJA do 1º segmento contidos no PCN's. Estarei iniciando com a disciplina de Língua Portuguesa (linguagem oral). Como são muitos conteúdos e objetivos, irei postando aos poucos.

Vamos começar por : Linguagem Oral

    A linguagem oral na sala de aula se estende para a formulação de perguntas e respostas ( saber expressar dúvidas quanto a conteúdos ou atividades a realizar, saber responder às dúvidas  de colegas). Uma maior desenvoltura com a linguagem oral permitirá também aos alunos expor novos conhecimentos por meio de definições e exemplos; argumentar, selecionando informações que justifiquem suas opiniões; apresentar para os colegas resultados de pesquisas.
    É fundamental também desenvolver nos educandos a capacidade de escutar. No desenvolvimento desta capacidade, além de aspectos da compreensão, estão implicadas atitudes referentes ao respeito aos colegas e ao educador.
    O trabalho pedagógico sobre linguagem oral merece planejamento e avaliação. O professor deve, intencionalmente, favorece situações reais de comunicação que estimulem o desenvolvimento da oralidade:
  • abrir espaços de conversa, onde os alunos narrem fatos que aconteceram no dia-a-dia;
  • formular perguntas cujas respostas exijam do aluno manifestação de opiniões ou compreensão do conteúdo abordado;
  • convidar constantemente os alunos a expressarem sua dúvidas oralmente;
  • convidar os alunos a fazerem intervenções na fala dos outros, complementando ou contrapondo posições;
  • organizar debates sobre os temas escolhidos;
  • organizar recitais de poesias, repentes e canções.    
    Em sala de aula, pode-se ainda lançar mão de estratégias de simulação e desempenho de papéis:
  • Debates sobre temas polêmicos, em que os participantes devem defender pontos de vista predeterminados;
  • Dramatização de situações do cotidiano, como conversas telefônicas, solicitações em órgão públicos, prestação de informações diversas etc;
  • dramatização de textos ou histórias conhecidas.                                             
    Um significativo ponto de conexão entre o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita é a leitura em voz alta. Acompanhar um texto lido em voz alta pelo professor pode ser um exercício de capacidade de escuta dos educandos. A habilidade de ler em voz alta com entonação e dicção adequada também deve ser trabalhada com os educandos. Além da capacidade de processar o texto silenciosamente, a leitura em voz alta exige o esforço adicional de reprodução oral do ecunciado, de modo a expressar seu sentindo. Lendo em voz alta pequenos textos previamente preparados diante de uma pequena audiência, os alunos podem exercitar a pronúncia, a dicção e a entonação, além da desinibição para se expor em público.


Tópicos de conteúdos e objetivos didáticos: Linguagem Oral

Tópicos de conteúdo:  Narração                          
Objetivos Didáticos:
  •  Contar  fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.
  •   Recontar textos narrativos (contos، fábulas، notícias de jornais).
  •   Perceber lacunas e/ou incorrências ao ouvir a narração de fatos، experiências، ou reconto de textos narrativos.
  •  Dramatizar situações reias ou imaginadas. Dramatizar contos، crônicas e obras de teatro.
Tópicos de conteúdo:  Descrição                          
Objetivos Didáticos:
  • Descrever lugares، pessoas، objetos e processos.
  • Perceber imprecisões ou lacunas ao ouvir a descrição de lugares، pessoas، objetos e processos.
 
Tópicos de conteúdo:  Récita e leitura em voz alta                         
Objetivos Didáticos:
  • Recitar ou ler em voz alta textos poéticos breves، previamente preparados.
  • Ler em voz alta pra um pequeno público textos em prosa breves، previamente preparados.
  • Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor.
Tópicos de conteúdo:  Instruções، perguntas e respostas                  
Objetivos Didáticos:
  •  Dar instruções verbais. Compreender e seguir instruções verbais.
  • Identificar lacunas ou falta de clareza em esclarecimento dados por outrem.
  • Pedir esclarecimento sobre assuntos tratados ou atividades propostas. 
  • Elabora questões sobre o assunto em estudo. Responder perguntas utilizando conhecimentos novos.
Tópicos de conteúdo:  Definição e exemplificação                         
Objetivos Didáticos:
  • Perceber a distinção entre definir e exemplificar.
  • Dar exemplos de conceitos e enunciados.
  • Identificar a pertinência de exemplos para conceitos e enunciados. 
  • Definir a pertinência de exemplos para conceitos e enunciados.
  • Definir conceitos (explicá-los com as próprias palavras).
  • Avaliar a adequação de definições e conceitos.
Tópicos de conteúdo:  Argumentação e debate                         
Objetivos Didáticos:
  • Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
  • Identificar a posição do outro em relação a diferentes temas tratados.
  • Defender posições، fundamentando argumentos com exemplos e informações.
  • Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição، avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam.
  • Fazer intervenção coerentes com os temas tratados.
  • Avaliar a coerência das intervenções feitas por outros. 
  • Respeitar o turno da palavra.
IMPORTANTE:no início، deve-se priorizar situações em que os aluno ouçam e falem de experiências vividas. Mais adiante، pode-se sugerir que façam breves exposições sobre conhecimentos recém-adquiridos.

Proposta curricular da EJA. Bloco de conteúdos e objetivos didáticos p.62 a 65.

8 comentários:

Anônimo disse...

Favor corrigir "voz" no texto porque está errado.

Anônimo disse...

Olá, sou educadora, meu tcc foi voltado para EJA, simplesmente ameiiii seu blog, onde existe Deus tudo é perfeito. Atualmente sou coordenadora da EJA, sou principiante e queria umas dicas suas.bjsss!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito obrigada por suas dicas foram úteis para que eu pudesse preparar umr proposta pedagógica de EJA em meu município

Anônimo disse...

Oi, sou educadora,encantei-me com seu blog.Parabéns!

Anônimo disse...

Olá, sou educadora e amei seu blog. PARABÉNS!

Anônimo disse...

GOSTEI
SOU ESTUDANTE DO CURSO MAGISTÉRIO E GOSTARIA DE PEDIR UMAS DICAS DE TEMA PARA O MEU TCC.Se for possivél.Obrigado!

Anônimo disse...

Incrível sua iniciativa, pois EJA ainda é uma modalidade de ensino infelizmente pouco lembrada se comparada às outras.

Anônimo disse...

Estou no curso de Pedagogia 6ºemestre e estou pesquisando sobre EJA, muito bom PARABÈNS pelo gesto.



SSA-BA

Postar um comentário