Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Regimes políticos do Brasil

Brasil: Os regimes políticos e os períodos da nossa história

Regime Político é uma forma de governar adotada por um país

Podemos classificar os regimes políticos da seguinte forma:
DEMOCRACIA
É  o regime político em que os governantes são escolhidos por nós (o povo), de modo direto, via voto (eleição), ou seja, escolhemos as pessoas que nos representarão no poder. Atualemnte o Brasil é considerado um país democrático.

DITADURA
  É o governo exercido por uma pessoa ou grupo pequeno de pessoas sem que o povo participe ou seja ouvido. O ditador reúne todos os poderes e os exerce como quiser, sem dar atenção ao povo ou aquele que ele quer.
  No Brasil, tivemos um período de ditadura que durou 21 anos, de 1964 a 1985. Iniciou-se com o golpe militar de 1964. Os que ficaram no poder eram militares.
  Durante algum tempo, torturas e assassinatos foram cometidos em nome de ideias políticos, contariando o que diz o artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Ninguém deve ser submetido à tortura ou a tratamento de punição cruel, desumana e degradante".
OLIGARQUIA
  É o governo em que o grupo pequeno de pessoas detém o poder, usando-o para favorecer uma classe social.
  No Brasil, este período ficou conhecido como a "política do café-com-leite", ouseja, aqueles que ficavam no poder eram os fazendeiros plantadores de café e que possuíam gado leiteiro, geralmente nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
  O período de 1906 a 1930 caracterizou-se por esta política.


MONARQUIA
  É o regime em que apenas uma pessoa governa. Geralmente o monarca (rei) é auxiliado por outras pessoas na tarefa de governar. Na maioria das monarquias, o poder é hereditário, ou seja, o rei herda o poder do pai.
A monarquia no Brasil foi desde 1822 a 1889.

AUTOCRACIA
   Na autocracia, o poder também é exercido por um só homem, mas ele é absoluto: não divide com outras pessoas e realize sua vontade sem prestar contas do que faz, ou seja, é um tirano ou ditador.
   O Brasil é um República Federativa.
   O Brasil tronou-se República em 1889, proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que foi o primeiro presidente da República.

Em 1993, tivemos um plebiscito para escolher nosso sitema de governo:
  • Parlamentarismo
  • Presidencialismo
  • Monarquia
PARLAMENTARISMO
   É o sistema de governo em que o parlamento ( o conjunto de deputados e senadores que compõem o Poder Legislativo) governa o país, por intermédio dos ministros de Estado.

PRESIDENCIALISMO
  É o sistema de governo em que o chefe do governo é o Presidente da República e o poder se divide em Executivo, Legislativo e Judiciário, que se auxiliam e se regulam.

DIRETAS JÁ
"Diretas Já" foi um movimento popular de importância no Brasil. Foi uma campanha nacional liderada por políticos de oposição, intelectuais e a imprensa, exigindo o retorno das eleições diretas para presidente da República.
   Comícios foram realizados nas principais capitais do país, reunindo centenas de milhares de manifestantes. Fizeram das Diretas Já não apenas um poderoso protesto contra o regime militar ( que acabou um ano depois), mas uma marca da década de 1980.



IMPEACHMENT
Em inglês, impechment significa impedimento, ou seja, que alguém está impedido de fazer algo ou exercer um cargo. A palavra entrou para história do Brasil em 1992, quando o então presidente Fernando Collor de Mello sofreu um processo desse tipo, movido pela Câmara dos Deputados, terminando por renunciar em dezembro daquele ano.


ELEIÇÃO
    É o ato de eleger, escolher por meio de votos, pessoas para ocuparem um cargo ou desempenham certas funções. O Brasil possui 109.826.263 mil eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)



É importante fazer o aluno refletir em nossa história política, para que possa hoje compreender qual sua importância na hora de decidir em quem vai votar e o que fazer após eleger um candidato. Na próxima postagem vamos falar sobre o VOTO, aguardem...


10 comentários:

E.v.art's Atelier disse...

Olá, obrigada por visitar o meu blog! Vim retribuir a visita e adorei o seu cantinho! Parabéns, já estou te seguindo! Estarei sempre por aqui para ver as novidades... beijos...

jessy disse...

Amei seu blog! Parabéns pelo trabalho!
Aproveito para convidá-la para visitar meus blogs: http://educa-jessy.blogspot.com/ e http://jessy-dadivadedeus.blogspot.com/
Abraços,
Jessica

Ailce disse...

14º salário para professores
14º salário para professores

SF PLS 319/2008 de 27/08/2008 (Versão em PDF para impressão)
Ementa: Cria o décimo-quarto salário dos profissionais da educação da rede pública e dá outras providências.

Telefone do Senado Federal: 0800 612211
Fale com o Senado Federal

Além do 14° salário você já imaginou a possibilidade dos professores terem o mesmo reajuste salarial dos senadores? Há outro projeto de lei que propõe o mesmo reajuste salarial concedido aos senadores para o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica das escolas públicas brasileiras.
Caso fosse aprovado o reajuste de 61,78% do último aumento dos senadores, o piso salarial dos professores passaria de 1.024,00 para R$ 1.656,62, valor inferior ao valor pago aos parlamentares a cada mês que é de R$ 26.723,13.
Pelo exposto acima e caso concorde há um abaixo-assinado na internet em que você pode se tornar um signatário dessa proposta.

Assinar o abaixo-assinado Professores das redes públicas mesmo índice de reajuste dos senadores

Mais alguma informação a respeito é só acessar o blog :
http://blog.professoralex.com
Poderá também gostar de:

Anônimo disse...

A palavra impechment entrou para história do Brasil em 1922, não foi em 22 e sim em 1992

Conversando sobre Educação disse...

Meu ou minha querida amiga anônima, obrigada por ter percebido o erro. Que grande MICO... vou arrumar agoraaaaaaaaaaaaaaa...Pode se identificar pois precisamos de amigos que nos mostram os erros..Um abraço!

Anônimo disse...

mto legal!!! :-)
parabéns

Anônimo disse...

Olá cara professora, gostei muito do seu jeito de mostrar, simples, vou me apropriar dessa forma pra fazer uma apostila pra meu aluno em forma de trabalho.

Anônimo disse...

gostei muito, vc esta de parabens!

Anônimo disse...

Belo trabalho!!!!!!!

Anônimo disse...

Alguém pode me dizer quais são os regimes de governantes vividos no Brasil e as realizações importantes dos governantes ? obg

Postar um comentário