Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

Sintese dos objetivos gerais para EJA

Conheço algumas das dificuldades de muitos colegas que vão trabalhar na Educação de Jovens e Adultos enfrentam. Pois já vivi na pele o desconhecimento das escolas com esta modalidade. Estamos acostumados a trabalha com crianças, no qual temos uma infinidade de materiais, já na EJA além de ser extinto muitas escolas não estão preparadas para lidarem com as especificidades que a modalidade exige.
Durante algum tempo trabalhei como se estivesse no meio de um mar sem bússola, foi muito difícil, mas busquei conhecer melhor suas necessidades e aos poucos fui construindo minhas diretrizes. Posso dizer que os PCN’s e as leituras de Paulo Freire me ajudaram muitoo. Foram minha bússola para que pudesse construir no meu espaço educativo certa coerência com as necessidades exigidas pela modalidade. Resolvi postar a síntese dos objetivos gerais da EJA encontrados no PCN’S do primeiro segmento.


SÍNTESE DOS OBJETIVOS GERAIS

Que os educandos sejam capazes de:

  • Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
  • Ter acessos a outros graus ou modalidades de ensino básico e profissionalizante, assim como a outras oportunidades de desenvolvimento cultural.
  • Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na distribuição da riqueza produzida.
  • Valorizar a democracia, desenvolvendo atitudes participativas, conhecer direitos e deveres da cidadania.
  • Desempenhar de modo consciente e responsável seu papel no cuidado e na educação das crianças, no âmbito da família e da comunidade.
  • Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gêneros, geração, raça e credo, fomentando atitudes de não-discriminação.
  • Aumentar a auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social.
  • Reconhecer a valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.
  • Exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado, sua síntese me ajudou muito.

Unknown disse...

OBRIGADA! SUA SÍNTESE ME DEU UMA LUZ, UM NORTE, ESTAVA PRECISANDO DESSA AJUDA!

Postar um comentário