Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

EJA e o Ensino da Língua Portuguesa ....

  Concebendo os adultos pouco escolarizados como indivíduos ativos e cognoscentes, em interação com o mundo letrado ao seu redor, criando recursos diversos de interpretação, para lidar com as representações da língua, torna-se realmente impossível considerá-los analfabetos. De formas variadas, todos possuem conhecimentos sobre a escrita como representação da língua.
  As investigaçõesobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem monstram que adultos não alfabetizados possuem em conhecimentos sobre a escrita e sua função, mesmo sem passarem por um processo de escolarização, apresentando, às vezes, na linguagem oral características da linguagem escrita (discurso letrado).
  É através do processo de interação com a sociedade letrada que adultos poucos escolarizados podem produzir e reconhecer o sistema de escrita e os diferentes tipos de textos. 
  Saber escrever não se limita à aquisição do sistema notacional, inclui uma gama de representações, relacionadas a diferentes conteúdos. A escrita é entendida como sistema de notação e meio de comunicação, com dupla propriedade: formal e instrumental.
  A propriedade formal está relacionada à escrita como sistema notacional (características, sintaxe, semãntica, etc.). A propriedade instrumental refere-se ao uso da escrita em situações e com objetivos específicos.
  Nessa perspectiva, a leitura não pode ser reduzida a um processo de decodificação. No processo de leitura, pensamento e linguagem atuam em transações em que o leitor busca significado no texto.
  Por isso os textos a serem trabalhados na EJA, precisam ter significado em sua vida diária. Não se permite utilizar textos infantis com turmas de jovens e adultos que trabalham, tem família etc..
  A capacidade de interpretar e aprender com os textos está diretamente ligada àquilo que o indivíduo conhece antes da leitura. As características do leitor são tão importantes como as do texto. Através de seus conhecimentos, pode utilizar estratégias de inferência, complementando as informações do texto que não estão explícitas e antecipando outras que se farão explícitas.
  O Ensino da Língua Portuguesa deve ter como finalidade o desenvolvimento da capacidade de representação e comunicação, ou seja, da competência textual (capacidade de interpretar e produzir textos orais e escritos de uso social) para satisfazer necessidades pessoais do indivíduo e para acesso e participação no mundo letrado.
Marta Durante      

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sugestão de prova para EJA


Instrumentos avaliativos precisam está de acordo com as práticas educativas desenvolvidas em sala de aula. A prova abaixo é apenas uma sugestão que pode ser analisada e reformulada de acordo   com a necessidade de cada educador.



Leitura do Mundo - Construindo a escrita


A visão de mundo de uma pessoa que retorna aos estudos depois de adulta, após um tempo afastada da escola, ou mesmo daquela que inicia sua trajetória escolar nessa fase da vida, é bastante peculiar. São homens e mulheres (jovens- adultos) com crenças e valores já constituídos. A discussão requer muita reflexão. Sugiro algumas atividades a serem desenvolvidas em sala de aula com seus educando, mas reflitam se está de acordo com sua realidadee busque a melhor maneira de seu aluno aprender.
  
REFLETIR:
  •    O que seus alunos aprendem, de alguma maneira, transforma seu modo de ver e atuar na comunidade que vivem?
  •    Os conteúdos que você elege para trabalhar com seus alunos correspondem as necessidades reais deles? 
 
 

 
 
 É muito importante no processo de alfabetização trabalhar com as letras em caixa alta como também apresentar todos os tipos de letras.