Sejam bem vindos ao Cantinho de sugestões da EJA. Neste cantinho vou sugerir atividades para se trabalhar na modalidade da "Educação de Jovens e Adultos". Vou tentar dividir o que aprendi espero que gostem e deixem sugestões e comentários ...

Minha Família

Minha Família

Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alfabetizando com a realidade...

    Algumas pessoas acham que alfabetizar adultos é simplesmente  a mesma coisa que alfabetizar crianças. E ainda usam os mesmos métodos e textos com pessoas que já tem uma história de vida construída e que não acham graça em textos como "O boi baba". Diante desta realidade algumas práticas educacionais envolvendo alfabetização em níveis de escolaridades "adequados", metodologias tradicionais de ensino não despertam interesse do educando, na EJA, estas ações são um convite a evasão escolar. 
    Ao pensar em alfabetização de adultos, Freire considerou a ausência de sentido presente nas lições das cartilhas, com frases desvinculadas da realidade do alfabetizando  - que após trabalhar o dia todo, sentava em uma cadeira, preocupado com o gás, a água, a energia elétrica, o alimento e o salário do mês - e ouvia frases como  "O boi baba e bebe" ou "Vovô viu a uva".  Em que, frases como estas, contribuiriam para seu cotidiano? Aprender a ler e escrever para quê?
    Uma mudança seria eminentemente necessária.As atividades apresentadas a eles também eram desmotivantes ao processo, pois traziam suas respostas prontas, sem a necessidade de uma reflexão sobre o assunto.(só artigos.método Paulo Freire)
Sabemos que em nossas salas de aula da EJA, o público alvo ainda continuam com as mesmas características ganhando agora mais um grupo diferenciado que são os jovens, porém nossos métodos precisam ser melhor elaborados. Convido os colegas alfabetizadores a dinamizarem suas aulas com atividades que busque o dia-a-dia desse educando, alfabetizar através da sua leitura de vida ou seja de mundo, o qual ele vive. Sugiro abaixo algumas atividades que já usei em sala e que foi muito divertida. Espero que gostem... Há gente, não esqueçam que na alfabetização, a escrita das letras, é melhor que estejam todas maiúsculas, pois para o educando inicial, esta letra facilita o reconhecimento do alfabeto nos textos de revistas, cartaz, outdors, os quais possuem contato fora da escola.

Vamos falar de:  GENTE DO BRASIL


     

















               





















                                                                              

1 comentários:

Cantinho das atividades disse...

Excelente!!!!Parabéns pelo blog.!

Postar um comentário